quarta-feira, 14 de julho de 2010
14/07/1789 a queda da Bastilha
Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha no dia 14/07/1789 e se encerra com o golpe de estado do 18 Brumário de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e a autoridade do clero e da nobreza. Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.
A Bastilha era uma fortaleza parisiense que foi usada como prisão estatal na França durante os séculos 17 e 18. Mantinha principalmente prisioneiros políticos que contestavam o poder absoluto do rei.
(fonte Wikipedia)
A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau.
A filosofia Iluminista, buscava a erradicação do absolutismo e assim o esmagador poder do rei, dos nobres e do alto clero, algumas passagens iluministas:
"Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-la (Voltaire)
"A pessoa que fala sem pensar, assemelha-se ao caçador que dispara sem apontar." (Montesquieu)
"O homem nasce livre, e em toda parte é posto a ferros. Quem se julga o senhor dos outros não deixa de ser tão escravo quanto eles." (Rousseau)
A filosofia iluminista ainda hoje permeia nosso cotidiano, a simples busca por fatos que comprovem uma ou outra descoberta, os direitos humanos, o uso da razão e a liberdade de pensamento são conquistas oriundas de ideias de pessoas que um dia, unidas, desafiaram tudo que julgavam errado e buscaram seus direitos.
Vivemos no Brasil, um país de povo calmo, honesto e por vezes até ingênuo, aqui mesmo restam inúmeras "Bastilhas" a serem derrubadas. A fome, o desemprego, a corrupção daqueles que nos governam e manipulam as massas através de disfarçadas migalhas que compram seus estômagos em troca de votos. Nossa razão é posta a prova dia a dia, e o que estamos fazendo com a liberdade a duras penas conquistada?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário