quinta-feira, 1 de julho de 2010

A copa do mundo de 1930


O assunto é sempre o mesmo, onde quer que estejamos o assunto é sempre Copa do Mundo e Brasil x Holanda, pessoalmente acho que o Brasil passa, mas isso deixaremos para amanhã.
Ontem a noite me senti carente de informações sobre a copa, talvez fruto da ausência de partidas, não sei! Sentei-me em frente ao meu computador e busquei informações oriundas das mais diversas partes do mundo, em pelo menos 5 idiomas diferentes, e com apenas um clique traduzi textos do Holandês para o Português. Fácil não? A internet nos auxilia muito, imagine o trabalho de um jornalista na copa sem a internet?
Imaginou?
Agora imagine a primeira copa do mundo, em 1930!

A Copa do Mundo FIFA de 1930 foi a primeira Copa do Mundo de Futebol, sediada no Uruguai durante o período de 13 de julho a 30 de julho. A FIFA escolheu o Uruguai como sede numa conferência em Barcelona em 18 de maio de 1929 pois o país celebraria o centenário de sua independência e a Seleção Uruguaia de Futebol vinha de dois títulos olímpicos.

Treze equipes participaram. Nove das Américas e quatro da Europa. Poucas equipes europeias (saco essa nova ortografia, estou louco para acentuar essa palavra) decidiram participar por causa dos custos e da duração da viagem. As duas primeiras partidas da história da Copa do Mundo ocorreram simultaneamente e foram vencidas pela França e pelos Estados Unidos, que bateram respectivamente o México por 4 a 1 e a Bélgica por 3 a 0. O primeiro gol das Copas foi marcado por Lucien Laurent da França. Na final, o país-sede e favorito Uruguai bateu a Argentina por 4 a 2 em frente a uma torcida de 93.000 pessoas e se tornou a primeira nação a vencer uma Copa do Mundo.

Uma briga entre cartolas paulistas e cariocas impediu que a seleção brasileira levasse sua força máxima ao Mundial. Um único paulista, Araken, integrou a delegação.
Mesmo sem eliminatórias Dos atuais dez membros da Conmebol não participaram Equador, Colômbia e Venezuela.

Os uruguaios construíram o estádio Centenário para sediar a Copa e comemorar os cem anos de sua independência.
Uma breve pausa na nossa viagem ao passado: Lembram dos estádios da copa de 2006? Lembram como eram? Lembram quantos eram? E dessa copa? Pois bem, a copa Uruguaya inteira foi jogada em apenas três estádios, e a média de público foi de 24 mil pessoas. Prosseguindo:

A rivalidade entre os países é uma das essências das Copas. Na primeira final, os argentinos e uruguaios polemizaram até com a bola (o primeiro tempo foi jogado com uma bola preferida pelos argentinos e o segundo pelos uruguaios).
Os uruguaios comemoraram o tri-campeonato já na primeira edição. Eles consideram os triunfos nas Olimpíadas equivalentes a uma Copa. Por este motivo são bordadas quatro estrelas na atual camisa da celeste.

Mais algumas informações:
Seleções participantes: 13
Argentina | Bélgica | Bolívia | Brasil | Chile | Estados Unidos | França | Iugoslávia | México | Paraguai | Peru | Romênia | Uruguai

Seleções estreantes: 13 (100%) - Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

Eliminatórias: Não houve
Sede: Uruguai
Campeão: Uruguai - 1º título
Jogos: 18
Gols: 70
Média de gols: 3,89
Público: 434.500
Média de público: 24.139
Artilheiro: Guillermo Stábile - Argentina - 8 gols
Os jogadores não jogavam com números nas camisetas
Não existiam os cartões.

E para encerrar:
Os bolivianos resolveram homenagear o país sede em seu jogo de estreia. Cada um dos jogadores trazia uma letra estampada na camisa, que quando em posição de foto, formava os dizeres "Viva Uruguay". O que eles não contavam era com a indisposição gástrica de um jogador que levava uma letra "U", que não entrou em campo. Mesmo assim a foto foi tirada: "Viva Urugay"!

Enfim, vamos curtir ao máximo a Copa Africana, esquecer mails que nos dizem que a Nike ja combinou que a Argentina ganhará essa e que a Alemanha ganhará a próxima, a não ser que isso realmente ocorra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário