sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Drama dos Mineiros Soterrados


Depois da euforia por terem sido localizados no domingo, após 18 dias do acidente, os 33 mineiros soterrados a 688 metros de profundidade, deram-se conta do que vem pela frente, pelo menos três meses até que consigam pôr de novo a cabeça para fora da terra e ver a luz do dia!
Eles estão em uma galeria da mina San José, no norte do Chile. O ministro da saúde chileno, Jaime Manalich, definiu a situação com angustiante e desesperadora.
Suprimentos estão sendo enviados por canos que permite comunicação entre mineiros soterrados e o mundo exterior.
Imaginem o horror dessa situação!
Segundo Manalich, as condições físicas dos homens enterrados "são excepcionalmente boas", em vista dos dias em que, perdidos e isolados no meio da montanha, alimentaram-se apenas de restos de pêssego e atum. A água provinha dos veículos de transporte de minérios, que também ficaram presos. O ar que entrava, pouco, era o que atravessava rachaduras na montanha. Até o momento, as equipes que trabalham no local conseguiram estabelecer duas linhas de comunicação com os mineiros, uma para a passagem de alimentos, outra para a linha telefônica. O homens estão sobrevivendo com uma dieta de pequenas quantidades de comida, como soluções altamente calóricas de glicose e sachês de sopa.
As autoridades chilenas estão tentando de tudo para salvar a vida dos soterrados, até a NASA foi chamada, a agência espacial vai ajudar a prover a alimentação aos mineiros presos. "A situação é muito semelhante a dos astronautas, que passam meses sem fim em estações espaciais", disse à jornalistas o ministro da Saúde do Chile.

Sinceramente não consigo imaginar como alguém manterá a sanidade mental e física em uma situação como essa, respirando ar repleto de partículas sólidas e umidade, sem ver a luz do sol e com a certeza de que devem esperar pelo menos 3 meses para serem resgatados!
Um drama digno de filme! Apenas torço para que o final seja feliz!

Um comentário:

  1. Cara, pelo menos esses caras sabem que serão resgatados... Brabo vai ser eles aguentarem o cheiro dos próprios excrementos em lugar tão pouco ventilado De resto, se mata no peito
    Ah, e daria um filme bacana mesmo, bem pensado!

    ResponderExcluir